Estrutura Hierárquica
da SubSecção
Fundo DGCI Direcção-Geral dos Impostos
SubFundo DGCI/ABFN Administração de Bens pela Fazenda Nacional
Secção DGCI/ABFN/CONV Conventos e mosteiros
SubSecção DGCI/ABFN/CONV/ANSE Abadia de Nossa Senhora da Estrela
|
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/DGCI/ABFN/CONV/ANSE
Título
Abadia de Nossa Senhora da Estrela
Data produção inicial
1620-11-17
Data produção final
1842-05-09
Dimensão
3 encadernações/documentos.
Historial
O Mosteiro ou Abadia de Nossa Senhora da Estrela, também designado por Mosteiro da Nave de Boidobra, terá sido fundado ainda no primeiro quartel do século XIII, por volta de 1220, ou mesmo um pouco antes.
Fontes referem uma promessa de Egas Moniz, após um fantasioso e emocionante confronto com ursos, por terras da Estrela que, aliás, vem descrito no 2.º volume desta documentação. Quanto à sua construção, as mesmas fontes atribuem a responsabilidade, por um lado, a Lourenço Viegas, filho daquele, ou a D. Mendo, Abade de Maceira Dão.
Casa cisterciense, de pequenas dimensões, localizada na freguesia de Boidobra, e administrativamente dependente de Maceira Dão e filiada a Alcobaça terá tido, como efectivo máximo, nove monges residentes.
Na sequência de um incêndio, o Mosteiro deixa de ter capacidade de sustentar a actividade religiosa, passando a administração da instituição, suas rendas e prazos para o abade de Alcobaça. Aliás, por volta de 1533, a casa era ocupada apenas pelo prior, dois monges, um padre e um converso.
Em 1579, sendo superior de Alcobaça Frei Guilherme da Paixão, por especial comissão do Cardeal Rei D. Henrique e ”reformador de toda a ordem de Cister uniu e incorporou para sempre o dito mosteyro de Nossa Senhora da Estrela ao dito Collegio e Mosteiro de Coimbra [Real Colégio de São Bernardo de Coimbra] com todas as suas rendas e pertenças” .
Actualmente, nenhuma estrutura física subsiste da antiga casa monástica, encontrando-se na área onde esta se encontraria a Capela de Nossa Senhora da Estrela, cuja construção remonta, no entanto, ao século XVI.
Assunto
Tombo e avaliação de bens da Abadia de Nossa Senhora da Estrela.