Estrutura Hierárquica do Processo

Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais

Secção
CJBC/VLR
Vila Real

SubSecção
CJBC/VLR/PRE
Peso da Régua

Série
CJBC/VLR/PRE/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais

Processo
CJBC/VLR/PRE/ADMIN/003
Pedido de entrega de bens na freguesia de Sedielos


Ficha de descrição arquivística

Código de referência
PT/ACMF/CJBC/VLR/PRE/ADMIN/003

Título
Pedido de entrega de bens na freguesia de Sedielos

Data produção inicial
1929-10-01

Data produção final
1931-08-06

Dimensão
Cx. 322

Assunto
Pedido de entrega de bens nos termos do Decreto n.º 11887, de 6 de Julho de 1926, à corporação encarregada do culto católico na freguesia de Sedielos, concelho de Peso da Régua, distrito de Vila Real, nomeadamente a igreja paroquial, a Capela da Guia, Capela de Santa Luzia, Capela de São Tiago, Capela de São Miguel, Capela de Santo António, Capela da Senhora da Boa Morte e Capela da Senhora de Guadalupe bem como a residência paroquial e quintal anexo. Inclui cópia de ofício enviado ao Administrador do Concelho e à Comissão Concelhia de Inventário, datada de 20 de Outubro de 1922, expondo lacunas nos arrolamentos dos bens concelhios: "Por certo nenhuma freguesia há que não tenha residência para o respectivo pároco, com os seus terrenos de cultivo, chamados passais, vinhas, hortas, pomares, etc.; igualmente devia haver rendas em géneros ou em dinheiro, impostos em prédios, chamados foros ou censos; rara será a freguesia em que as respectivas corporações civis ou eclesiásticas não possuem capitais com cujos juros e rendimentos ocorriam às despesas da fábrica das igrejas e capelas. Pois nada disto foi arrolado! Por ignorância da Lei que é tão clara? Por má fé? A conclusão é que o Estado, por causa do procedimento dos seus funcionários foi gravemente lesado e o prestígio da Lei e da República gravemente ofendido".

Código antigo
Proc. 13467, L. 14 Fl. 196




ver XML no esquema nativo SGMF
ver XML no esquema OAI_DC
ver XML no esquema EAD