Estrutura Hierárquica do Processo

Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais

Secção
CJBC/VIS
Viseu

SubSecção
CJBC/VIS/SER
Sernancelhe

Série
CJBC/VIS/SER/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais

Processo
CJBC/VIS/SER/ADMIN/001
Entrega de bens na freguesia de Sernancelhe


Ficha de descrição arquivística

Código de referência
PT/ACMF/CJBC/VIS/SER/ADMIN/001

Título
Entrega de bens na freguesia de Sernancelhe

Data produção inicial
1930-08-15

Data produção final
1943-08-12

Dimensão
Cx. 295

Assunto
Entrega de bens ao abrigo do decreto n.º 11887, de 6 de Junho de 1926 e do decreto-lei n.º 30615, de 25 de Junho de 1940, na freguesia e concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu. Contém auto de entrega lavrado a 26 de Maio de 1931 que procedeu à entrega à comissão cultual daquela freguesia da igreja matriz de invocação de São João Baptista, sito no largo da Praça daquela vila; a Capela de São Miguel sita no lugar de São Miguel, limite da freguesia de Sernancelhe; a Capela de Nossa Senhora ao Pé da Cruz sita na serra de Santa Cruz; a Capela de São Tiago junto ao cemitério; a Capela de Nossa Senhora da Ribeira sita no lugar de Mosteiro da Ribeira; a Capela de Nossa Senhora do Amparo sita no lugar da Ponte do Abade; um cruzeiro de pedra com gradeamento de ferro e nicho sitos no largo do cemitério, assim como as respectivas dependências e objectos de culto devidamente identificados no referido auto de entrega. A 2 de Agosto de 1943 procedeu-se à entrega ao benefício paroquial de Sernancelhe de uma horta sita à Ribeira. Do processo consta ainda uma reclamação graciosa de José Cardoso Pereira Lapa contra o arrolamento considerado indevido em 28 de Julho de 1924, data em que se encontrava fora da metrópole, em Moçambique, da capela do Senhor dos Passos que afirma ser sua propriedade.

Código antigo
Proc. 27, L. 44, V. 18310/61




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