Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo CJBC Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção CJBC/LIS Lisboa
SubSecção CJBC/LIS/VFX Vila Franca de Xira
Série CJBC/LIS/VFX/ADMIN Administração dos Bens Cultuais
Processo CJBC/LIS/VFX/ADMIN/002 Entrega de bens na freguesia de Alhandra
|
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/LIS/VFX/ADMIN/002
Título
Entrega de bens na freguesia de Alhandra
Data produção inicial
1940-11-18
Data produção final
1946-12-20
Dimensão
Cx. 328
Assunto
Entrega de bens à corporação encarregada do culto católico, ao abrigo do Decreto-lei n.º 30615, de 25 de Julho de 1940, na freguesia de Alhandra, concelho de Vila Franca de Xira, distrito de Lisboa, nomeadamente a capela da Senhora da Guia que se compõe de rés do chão com gradeamento situada na Rua Salvador Marques em Alhandra; dependência que existia atrás da capela mor que se destina a arrecadação e era dependência da Igreja paroquial de São João Batista de Alhandra, com auto de entrega datado de 14 de Agosto de 1942, assim como as antigas ruínas da Capela de São Francisco e quintal anexo, com auto de entrega datado de 17 de Dezembro de 1945.
Tendo o terreno onde existiam as ruínas da Capela de São Francisco sido cedido à Câmara Municipal de Vila Franca de Xira para instalação de um lavadouro municipal, mediante a quantia de 500$00, e não tendo a mesma entidade procedido à referida obra, por falta de disponibilidade financeira, a cedência foi considerada anulada e a Câmara Municipal intimada a devolver as chaves da Capela e remover os pertences que nela existiam, com vista à entrega à Fábrica da Igreja Paroquial de Alhandra.
Código antigo
Proc. 27, L. 44, V. 18241/96 A