Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo CJBC Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção CJBC/CBR Castelo Branco
SubSecção CJBC/CBR/OLE Oleiros
Série CJBC/CBR/OLE/ADMIN Administração de Bens Cultuais
Processo CJBC/CBR/OLE/ADMIN/018 Entrega de bens na freguesia do Sobral
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Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/CBR/OLE/ADMIN/018
Título
Entrega de bens na freguesia do Sobral
Data produção inicial
1930-09-11
Data produção final
1939-09-13
Dimensão
Cx. 131
Assunto
Entrega de bens, em uso e administração, nos termos dos artigos 10.º e 11.º do Decreto n.º 11887, de 6 de julho de 1926, à corporação encarregada do culto católico da freguesia do Sobral, concelho de Oleiros, distrito de Castelo Branco, nomeadamente a igreja matriz com um campanário com uma sineta, no sítio de São João, um templo em péssimo estado de conservação. Tem três altares, duas sacristias, cemitério adjunto e adro, de algumas imagens: de São João, de pedra, da Senhora das Dores, de madeira, de São José , de madeira, de Santo António, de madeira, do Senhor das Almas, de madeira e a do Menino Jesus, também em madeira, vasos sagrados, alfaias e paramentos: uma custódia de madeira dourada, uma custódia de prata dourada, três cálices de prata dourada, com respetivas patenas, um vaso de prata dourada, um vaso de madeira dourada, uma píxide de vidro, dourada, quatro ambulas de estanho com sua caixa do mesmo metal, um vaso de estanho para lavatórios, nas comunhões, um jogo completo de paramentos de damasco branco e encarnado, um jogo completo de paramentos de damasco preto, uma capa de asperges de damasco branco e encarnado, uma capa de asperges der damasco roxo, uma capa de asperges de damasco roxo e verde, nove casulas de damasco com suas estolas e manípulos, um véu de ombros de damasco branco, um véu de ombros de damasco branco e encarnado, cinco estolas paroquiais, três estolões roxos, nove bolsas de corporais de diferentes cores, dez véus de cálice de diferentes cores, usados, um véu de cálice de seda branca, novo, cinco jogos de corporais, com seus sanguíneos e manistérgios, treze frontais de altar de damasco, um pavilhão de damasco branco, dois véus de seda, do sacrário, duas cortinas de damasco, do sacrário, uma almofada de seda para o missal e ainda outros objetos do culto, utensílios, roupa e mobília da igreja, assim como a residência paroquial situada no Fundo do Lugar. A entrega foi determinada por portaria publicada no "Diário do Governo" n.º 182, 2.ª série, de 7 de Agosto de 1939 assim como do auto de entrega, incluso no processo, lavrado a 13 de setembro de 1939.
Código antigo
Proc. 14427, L. 14, Fl. 388