Estrutura Hierárquica do Processo

Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais

Secção
CJBC/CBR
Castelo Branco

SubSecção
CJBC/CBR/COV
Covilhã

Série
CJBC/CBR/COV/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais

Processo
CJBC/CBR/COV/ADMIN/033
Pedido de entrega de bens na freguesia de São Pedro


Ficha de descrição arquivística

Código de referência
PT/ACMF/CJBC/CBR/COV/ADMIN/033

Título
Pedido de entrega de bens na freguesia de São Pedro

Data produção inicial
1940-11-25

Data produção final
1943-09-21

Dimensão
Cx. 330

Assunto
Pedido de entrega de bens ao abrigo do Decreto-Lei n.º 30615, de 25 de Julho de 1940, na freguesia de São Pedro, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, nomeadamente a Igreja do Coração de Jesus, também designada como Igreja de São Tiago, e residência anexa. Uma vez que os referidos imóveis foram vendidos à Câmara Municipal da Covilhã a 6 de Maio de 1924, o Ministro das Finanças nada pode decidir acerca do referido pedido. Em reunião de Câmara de 15 de Fevereiro de 1943 foi deliberado ceder gratuitamente e para sempre à Companhia de Jesus a propriedade plena e livre de quaisquer encargos da igreja de São Tiago, onde ocorrera um incêndio em Novembro de 1942, uma vez que "considerando que na Covilhã, centro operário facilmente manejável por doutrinadores subversivos, muito convém que se efectue um vivo apostolado de espírito cristão". Mais se informa que ali esteve instalado o Tribunal Judicial e numa casa anexa a Secção da Guarda Nacional Republicana e a Legião Portuguesa.

Código antigo
Proc. 27, L. 44, V. 18202/311




ver XML no esquema nativo SGMF
ver XML no esquema OAI_DC
ver XML no esquema EAD