Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo CJBC Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção CJBC/BEJ Beja
SubSecção CJBC/BEJ/ALM Almodôvar
Série CJBC/BEJ/ALM/ADMIN Administração dos Bens Cultuais
Processo CJBC/BEJ/ALM/ADMIN/020 Entrega de bens na freguesia de Santa Cruz
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Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/BEJ/ALM/ADMIN/020
Título
Entrega de bens na freguesia de Santa Cruz
Data produção inicial
1929-06-29
Data produção final
1933-01-23
Dimensão
Cx. 185
Assunto
Entrega de bens ao abrigo do Decreto n.º 11887, de 6 de Julho de 1926, à corporação encarregada do culto católico na freguesia de Santa Cruz, do concelho de Almodovar e distrito de Beja, nomeadamente a igreja paroquial e capelas públicas, com as suas dependências e objectos de culto, e uma morada de casas com o seu quintal e forno e não a "carneira" junto ao adro da igreja, de acordo com despacho ministerial lavrado a 20 de Janeiro de 1933. Na informação proveniente da Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais são identificadas a Capela de Santo António; a Capela de São Bento; a Capela da Senhora da Lapa e a Capela do Desterro. Quanto à "carneira", de acordo com o "Dicionário Contemporâneo" "carneiro" tratava-se de uma casa subterrânea, abobadada onde se sepultavam os cadáveres, tendo assim o carácter de cemitério público.
Relações
Veja-se também PT/ACMF/CJBC/BEJ/ALM/ADMIN/018.
Código antigo
Proc. 13117, L. 14, Fl. 126