Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo CJBC Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção CJBC/LIS Lisboa
SubSecção CJBC/LIS/LOU Loures
Série CJBC/LIS/LOU/ADMIN Administração dos Bens Cultuais
Processo CJBC/LIS/LOU/ADMIN/122 Pedido de entrega de bens na freguesia de Bucelas
|
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/LIS/LOU/ADMIN/122
Título
Pedido de entrega de bens na freguesia de Bucelas
Data produção inicial
1942-07-13
Data produção final
1943-10-24
Dimensão
Cx. 96
Assunto
Pedido de entrega de bens na freguesia de Bucelas, concelho de Loures, distrito de Lisboa, ao abrigo do Decreto-lei n.º 30615, de 25 de Julho de 1940, nomeadamente de uma morada de casas junto ao adro da Igreja e de uma cerca de terra de semeadura, vinhas e diversas árvores de fruto junto à morada anteriormente descrita.
O pedido foi indeferido e suscitou a reclamação da Junta de Freguesia de Bucelas, a quem esses bens foram cedidos por despacho ministerial de 14 de Junho de 1923. A Junta de Freguesia de Bucelas comprou ao Estado a antiga residência paroquial, mandando-a demolir para edificar as actuais escolas oficiais e a sede da Junta. Propôs-se construir um hospício tendo para isso solicitado a comparticipação do Estado. Quanto à cerca foi transformada em parque público, viveiro florestal da Junta e campo de futebol onde o Sport Club Bucelense pratica o seu desporto.
Código antigo
Proc. 27, L. 44, Verba 18241/138