Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo DGFP Direcção-Geral da Fazenda Pública
SubFundo DGFP/RP Repartição do Património
Secção DGFP/RP/SAN Santarém
SubSecção DGFP/RP/SAN/ABR Abrantes
Série DGFP/RP/SAN/ABR/CONVF Conventos de Freiras e Frades
Processo DGFP/RP/SAN/ABR/CONVF/001 Convento de Santo António e Convento de São Domingos
|
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/DGFP/RP/SAN/ABR/CONVF/001
Título
Convento de Santo António e Convento de São Domingos
Data produção inicial
1943-10-30
Data produção final
1943-11-24
Dimensão
Cx. 3
Assunto
Pedido de informações sobre a que entiddades, a que título e desde quando estão afectos os edifícios dos antigos conventos de frades, sitos no concelho de Abrantes, distrito de Santarém, nomeadamente o Convento de Santo António, da Ordem de São Francisco e o Convento de São Domingos, da Ordem de São Domingos.
No que respeita ao Convento de Santo António, foram cedidos à Câmara Municipal de Abrantes, por Carta de Lei de 10 de Novembro de 1859 (cuja cópia se encontra inclusa), os materiais das ruínas das Igrejas de Santo António e São Francisco e o ex-convento de Santo António que ali existiam. Nas ruínas deste convento foi instalado o Matadouro Municipal em 1860, devendo a cessão ter sido feita a título precário, não se conhecendo ali outras indicações.
Quanto ao Convento de São Domingos, acha-se, à data de 1943, nele instalado o Regimento de Infantaria n.º 2, estando afecto ao Ministério da Guerra, presumindo-se que desde 1809, não se conhecendo que tivesse sido feita qualquer cedência, sabendo-se apenas que após a saída dos frades foi ocupado pela tropa que ali tem permanecido.
Código antigo
Proc. 4088, L. 6; PT/ACMF/DGFP1/SAN/ABR/CONVF/001