Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo DGFP Direcção-Geral da Fazenda Pública
SubFundo DGFP/RP Repartição do Património
Secção DGFP/RP/FAR Faro
SubSecção DGFP/RP/FAR/LOU Loulé
Série DGFP/RP/FAR/LOU/CONVF Conventos de Freiras e Frades
Processo DGFP/RP/FAR/LOU/CONVF/001 Situação de diversos conventos de frades
|
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/DGFP/RP/FAR/LOU/CONVF/001
Título
Situação de diversos conventos de frades
Data produção inicial
1939-07-20
Data produção final
1946-02-09
Dimensão
Cx. 2
Assunto
Pedidos de informação sobre os mapas de cadastro referentes a 1937 acerca da posse de quem se encontram, há quanto tempo e a que título, os prédios denominados Convento e cerca dos Capuchos, Convento da Graça de Loulé, duas cercas contíguas a este convento e uma cercadinha com oliveiras junto ao Convento dos Capuchos, situados no concelho de Loulé, distrito de Faro.
A cercadinha com oliveiras junto ao Convento dos Capuchos está à data na posse de José de Sousa, filhos e António de Sousa Cristina. O edifício do extinto Convento dos Capuchos e respectiva cerca, sito na freguesia de São Sebastião, concelho de Loulé, é propriedade à data de Diogo Rodrigues Formosinho por título de compra a Francisco Martins de Andrade que o houve por compra à Fazenda Nacional.
O Convento da Graça de Loulé é composto de várias casas de residência e quintal, pertencendo à data a herdeiros de António Guerreiro de Barros, Manuel Joaquim Afonso e António Guerreiro de Barros Júnior, foi comprado pelo Dr. Jerónimo Baptista de Barros, que após seu falecimento o transmitiu a Miguel Vasco de Barros. As duas cercas contíguas ao Convento da Graça de Loulé estão à data na posse de José da Costa Guerreiro e Francisco Afonso da Costa, não sendo possível identificá-las com precisão em virtude de nelas terem sido abertas certas ruas. Este prédio foi registado em 1880 a favor de José Francisco Azevedo e Silva e situa-se na freguesia de São Clemente.
Pedido de informações sobre a que entidades estão afectos, a que título e desde quando, os edifícios dos antigos conventos de frades denominados de Nossa Senhora da Graça, da Ordem de Santo Agostinho, de Nossa Senhora dos Pobres, da Ordem dos Agostinhos Descalços e de Santo António, da Ordem de São Francisco, sitos no concelho de Loulé.
O edifício de Nossa Senhora da Graça, está afecto à Sociedade União Exportadora do Sul, Limitada, com sede em Faro, que o adquiriu por compra feita a terceiras pessoas que desde há muitos anos estavam na sua posse, por o haverem herdado de seus antecessores.
O edifício de Nossa Senhora dos Pobres, está afecto à Santa Casa da Misericórdia e Hospital, há muitos anos, ignorando-se desde quando e a que título, afirmando-se, porém, que aquele edifício já desde 1784, era destinado a hospício e hospital.
O edifício do Convento de Santo António, está afecto às seguintes entidades: António de Sousa Cristina, António de Brito da Mana, José Alves Filhó, que o adquiriram por compras feitas a terceiras pessoas que estavam na sua posse há muitos anos, e aos herdeiros de José de Azevedo Pacheco, que os adquiriram há muitos anos por herança.
Código antigo
Proc. 6165, L. 2; Proc. 7011, L. 2; Proc. 28, L. 7; Proc. 739, L. 9; PT/ACMF/DGFP1/FAR/LOU/CONVF/001