Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo DGFP Direcção-Geral da Fazenda Pública
SubFundo DGFP/RP Repartição do Património
Secção DGFP/RP/EVO Évora
Série DGFP/RP/EVO/CONVF Conventos de Freiras e Frades
Processo DGFP/RP/EVO/CONVF/003 Situação de diversos conventos de freiras
|
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/DGFP/RP/EVO/CONVF/003
Título
Situação de diversos conventos de freiras
Data produção inicial
1940-01-04
Data produção final
1940-03-30
Dimensão
Cx. 5
Assunto
Pedido de informação sobre os edifícios situados nos diversos concelhos do distrito de Évora, nomeadamente se estão na posse e a ser usufruídos pelas entidades cessionárias para os fins que determinaram a cessão.
No concelho de Évora: o extinto Convento de Santa Clara, estava entregue ao Ministério da Guerra, onde se encontrava instalado o regimento de infantaria nº 16, passando para o Ministério das Finanças por auto de entrega de 11 de Janeiro de 1938; o extinto de São Domingos, não existe há muitos anos e no local onde estava existem, à data, diversos prédios urbanos e de vários proprietários; do Convento de São Francisco, só existe a Igreja, e, no terreno anexo encontram-se construídos diversos prédios urbanos de vários proprietários, existindo também restos do palácio de El-Rei D. Manuel e terreno anexo que se encontra na posse da Câmara Municipal; na Igreja de São Pedro encontra-se instalada a Escola Central do Sexo Feminino, a qual está a cargo da Junta Provincial do Alto Alentejo; o Convento de Santa Catarina de Sena, já não existe, e no seu terreno encontram-se construídos armazens pertencentes aos herdeiros de António dos Santos Mata, e um prédio de alvenaria e outra parte de Cahapa Zincada o qual tem sido destinado a espectáculos públicos; o Convento e cerca de Santa Helena do Monte Calvário, entregue a D. Luísa Maria do Vadrte Santa Maria (Andaluz) por auto de entrega de 29 de Julho de 1933, para ali instalar a Casa de Trabalho e Nossa Senhora do Rosário.
No concelho de Estremoz: o Convento das Maltezas e Igreja dos Congregados continuam na posse das entidades cessionárias e a servirem para os fins para que foram cedidos.
No concelho de Montemor-o-Novo: no que respeita ao Hospital de São Paulo, não é conhecido, à data, nenhum convento neste concelho com este nome, apenas um prédio urbano que foi um hospício Camarário, onde se encontra instalado há bastantes anos o Posto da Guarda Nacional Republicana; o Recolhimento de Nossa Senhora da Luz e o Convento de São João de Deus, continuam na posse das entidades cessionárias e a servirem para os fins que foram cedidos.
No concelho de Viana do Alentejo: Convento do Bom Jesus e dependências, foi vendido em hasta pública, pela Misericórdia de Viana do Alentejo, a Elias Marques Balesteiro, já falecido, estando, à data, na posse dos herdeiros.
No concelho de Vila Viçosa: o Edifício de São Paulo e cerca estão na posse e são usufruídos pela Sociedade Fabril Alentejana, Lda., de Vila Viçosa: o Convento de Santa Cruz, está na posse da Câmara Municipal, onde se encontram instaladas as escolas primárias, residências dos professores, estação dos correios, telégrafo e telefones, Casa do Povo de Vila Viçosa, Teatro Municipal e uma sociedade de recreio.
Código antigo
Proc. 1075, L. 3; PT/ACMF/DGFP1/EVO/CONVF/003