Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo DGFP Direcção-Geral da Fazenda Pública
SubFundo DGFP/RP Repartição do Património
Secção DGFP/RP/CMB Coimbra
SubSecção DGFP/RP/CMB/CMB Coimbra
Série DGFP/RP/CMB/CMB/CONVF Conventos de Freiras e Frades
Processo DGFP/RP/CMB/CMB/CONVF/005 Situação sobre diversos conventos de freiras
|
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/DGFP/RP/CMB/CMB/CONVF/005
Título
Situação sobre diversos conventos de freiras
Data produção inicial
1942-02-27
Data produção final
1944-02-07
Dimensão
Cx. 5
Assunto
Pedido de informações sobre a que entidades, a que título e desde quando estão afectos os edíficios dos antigos conventos de freiras, sitos no concelho capital de distrito de Coimbra.
O Convento de Nossa Senhora dos Campos, da Ordem das Franciscanas, foi comprado ao Estado em hasta pública, no dia 19 de Agosto de 1865, por D. Rita de Gusmão Beltrão Albuquerque Melo e, à data, está na posse do descendente daquela, Adrião de Moura Forjaz de Gusmão.
O Convento de Santa Ana, da Ordem das Agostinhas Calçadas, é propriedade privada do Ministério da Guerra e está, à data, ali instalado o Regimento de Infantaria n.º 12, desconhecendo-se a data desde a qual o referido Ministério tomou posse do mesmo, sabendo-se apenas que a Igreja, Coro e Cerca, foram entregues por auto de 21 de Julho de 1906, encontrando-se no entanto este edifício já na posse do dito Ministério.
O Convento de Santa Clara, da Ordem das Franciscanas, foi cedido, a título provisório, ao Ministério da Guerra, por auto lavrado de 14 de Setembro de 1911 encontrando-se ali instalado o Regimento de Artilharia n.º 2.
O Convento de Santa Teresa de Lorvão, da Ordem das Carmelitas Descalças, foi cedido ao Ministério da Guerra, a título provisório, por auto lavrado em 24 de Junho de 1911 e encontra-se ali instalada a 2.ª Companhia de Saúde.
Código antigo
Proc. 1464, L. 5; Proc. 1023, L. 7; PT/ACMF/DGFP1/CMB/CMB/CONVF/005