Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo CJBC Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção CJBC/LIS Lisboa
SubSecção CJBC/LIS/LIS Lisboa
Série CJBC/LIS/LIS/ADMIN Administração dos Bens Cultuais
Processo CJBC/LIS/LIS/ADMIN/547 Igreja de São Pedro de Alcântara e Capela de Santo Amaro
|
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/LIS/LIS/ADMIN/547
Título
Igreja de São Pedro de Alcântara e Capela de Santo Amaro
Data produção inicial
1912-02-17
Data produção final
1920-11-28
Dimensão
Cx. 663
Assunto
Sobre os bens existentes na igreja paroquial de Alcântara entregues pela Irmandade do Santíssimo Sacramento de São Pedro de Alcântara, da cidade de Lisboa, entregues à Provedoria Central da Assistência de Lisboa, bem como alguns títulos de divída pública.
Contém listagem dos objectos de ouro e prata, constantes de um volume atado e lacrado encontrados no edifício da antiga igreja paroquial de Alcântara e que serão depositados na Caixa Geral de Depósitos.
Inclui informação da Comissão de Administração dos Bens do 4.º Bairro de Lisboa à Junta de Freguesia de Alcântara avisando que no dia 25 de Junho de 1917 irá tomar posse da chave da Capela de Santo Amaro, com todo o recheio e mais pertences tendo em conta que "A Capela de Santo Amaro, está pelo seu valor artístico e histórico, classificada como monumento nacional e, como tal relacionada no Catálogo publicado pela Comissão de Monumentos Nacionais. Atendendo a este facto deve merecer uma atenção especial a sua guarda e conservação, a fim de que os amadores, artistas e turistas que, por curiosidade ou para estudo das coisas de arte, a pertendam visitar, a encontrem aberta em dias determinados".