Estrutura Hierárquica do Processo

Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais

Secção
CJBC/LIS
Lisboa

SubSecção
CJBC/LIS/LIS
Lisboa

Série
CJBC/LIS/LIS/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais

Processo
CJBC/LIS/LIS/ADMIN/425
Arquivo da Sé Paroquial da Sé Patriarcal e distribuição da Sopa dos Pobres


Ficha de descrição arquivística

Código de referência
PT/ACMF/CJBC/LIS/LIS/ADMIN/425

Título
Arquivo da Sé Paroquial da Sé Patriarcal e distribuição da Sopa dos Pobres

Data produção inicial
1918-05-15

Data produção final
1925-12-19

Dimensão
Cx. 101

Assunto
Providências para que o Arquivo Paroquial da Sé Patriarcal, então pertencente às conservatórias do Registo Civil de Santarém, Leiria e 2.º e 3.º Bairros de Lisboa sejam retirados do compartimento conhecido como "Jazigo dos Meninos de Palhavã", local onde se encontram em condições que a 1.ª Comissão de Administração dos Bens das Igrejas de Lisboa considera "vergonhoso em que ali se encontram os referidos documentos" e que se sente vexada com as apreciações feitas por nacionais e estrangeiros que visitam o monumento. Pedido da Junta de Freguesia das Escolas Gerais de cedência da antiga cozinha dos padres do Paço de São Vicente de Fora para instalação da Sopa dos Pobres, onde se encontrava transitoriamente o arquivo paroquial, assim como para efectuar uns festejos a favor da Sopa dos Pobres. Inclui cópia da acta da sessão extraordinária da Comissão Concelhia de Administração dos Bens Eclesiásticos do 1.º Bairro de Lisboa em função de um ofício recebido do reitor do Liceu Gil Vicente instalado no Paço de São Vicente que relata distúrbios ocorridos durante uma ceia que decorreu no pátio daquele edifício.

Código antigo
Proc. 5237, L. 10, Fl. 250




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