Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo CJBC Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção CJBC/LIS Lisboa
SubSecção CJBC/LIS/LIS Lisboa
Série CJBC/LIS/LIS/ADMIN Administração dos Bens Cultuais
Processo CJBC/LIS/LIS/ADMIN/281 Pedido de entrega de bens pelo Patriarcado de Lisboa
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Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/LIS/LIS/ADMIN/281
Título
Pedido de entrega de bens pelo Patriarcado de Lisboa
Data produção inicial
1926-09-25
Data produção final
1927-06-24
Dimensão
Cx. 271
Assunto
Pedido de entrega de bens, ao abrigo do Decreto n.º 11887, de 6 de Julho de 1926, nomeadamente do Palácio da Mitra e cerca adjunta, situado no Campo de Santa Clara da cidade de Lisboa; a Quinta do Tojal, casa e suas dependências, situada no concelho de Loures; nove quadros de tela pintados a óleo com os retratos dos antigos patriarcas de Lisboa até a D. José Neto e incluindo o retrato do condestável Nuno Álvares Pereira; a igreja do Hospital do Rego; a igreja do Hospital de Arroios; e a igreja da Madre de Deus, em Xabregas. O pedido foi requerido pela corporação diocesana encarregada do culto no Patriarcado. Foi apurado que na Biblioteca Nacional de Lisboa existe um quadro com o retrato de D. Nuno Álvares Pereira e um outro com o do cardeal D. José Neto, encontrando-se os restantes a ornamentar a sala de leitura do Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Código antigo
Proc. 10834, L. 13, Fl. 168