Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo CJBC Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção CJBC/CBR Castelo Branco
SubSecção CJBC/CBR/COV Covilhã
Série CJBC/CBR/COV/ADMIN Administração dos Bens Cultuais
Processo CJBC/CBR/COV/ADMIN/033 Pedido de entrega de bens na freguesia de São Pedro
|
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/CBR/COV/ADMIN/033
Título
Pedido de entrega de bens na freguesia de São Pedro
Data produção inicial
1940-11-25
Data produção final
1943-09-21
Dimensão
Cx. 330
Assunto
Pedido de entrega de bens ao abrigo do Decreto-Lei n.º 30615, de 25 de Julho de 1940, na freguesia de São Pedro, concelho da Covilhã, distrito de Castelo Branco, nomeadamente a Igreja do Coração de Jesus, também designada como Igreja de São Tiago, e residência anexa.
Uma vez que os referidos imóveis foram vendidos à Câmara Municipal da Covilhã a 6 de Maio de 1924, o Ministro das Finanças nada pode decidir acerca do referido pedido.
Em reunião de Câmara de 15 de Fevereiro de 1943 foi deliberado ceder gratuitamente e para sempre à Companhia de Jesus a propriedade plena e livre de quaisquer encargos da igreja de São Tiago, onde ocorrera um incêndio em Novembro de 1942, uma vez que "considerando que na Covilhã, centro operário facilmente manejável por doutrinadores subversivos, muito convém que se efectue um vivo apostolado de espírito cristão". Mais se informa que ali esteve instalado o Tribunal Judicial e numa casa anexa a Secção da Guarda Nacional Republicana e a Legião Portuguesa.
Código antigo
Proc. 27, L. 44, V. 18202/311