Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo CJBC Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção CJBC/BRA Braga
SubSecção CJBC/BRA/BRA Braga
Série CJBC/BRA/BRA/ADMIN Administração dos Bens Cultuais
Processo CJBC/BRA/BRA/ADMIN/072 Entrega de bens na freguesia de Cabreiros
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Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/BRA/BRA/ADMIN/072
Título
Entrega de bens na freguesia de Cabreiros
Data produção inicial
1927-03-29
Data produção final
1935-08-22
Dimensão
Cx. 260
Assunto
Entrega de bens, em uso e administração, por portaria publicada no “Diário do Governo”, 1.ª série, n.º 124, de 30 de maio de 1930, nos termos dos artigos 10º e 11º do decreto nº 11887, de 6 de julho de 1926, à corporação encarregada do culto católico da freguesia de Cabreiros, concelho e distrito de Braga, nomeadamente a igreja paroquial, dependências e objetos do culto, a residência e quintal anexo.
Devido a se ter reconhecido a necessidade de demolir o edifício da igreja e de reconstruir noutro local dada a falta de consistência do sub-solo, pelo decreto n.º 19:048 publicado no “Diário do Governo” n.º 269, 1.ª série, de 18 de novembro de 1930 foi autorizada a contratualização da troca de terrenos com José Ribeiro e mulher por igual terreno sito no lugar do Montinho, a fim de ali ser edificada a nova igreja. No entanto, tendo-se verificado novamente a falta das necessárias condições de consistência no último terreno, foi alterada a troca do terreno da igreja para um outro propriedade de Manuel Joaquim Martins Alves da Rocha e mulher, de acordo com decreto n.º 20:685 publicado no “Diário do Governo” n.º 300, 1.ª série de 30 de dezembro de 1931.
O processo inclui reclamação da Irmandade do Senhor dos Passos e São Miguel-o-Anjo de que resultou a entrega em auto lavrado a 17 de agosto de 1935 de um altar e suas pertenças, isto é, quatro castiçais de talha dourada, um crucifixo de talha dourada e uma grade de ferro de resguardo desse altar.
Código antigo
Proc. 11267, L. 13, Fl. 255