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Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção
CJBC/AVE
Aveiro
SubSecção
CJBC/AVE/ARO
Arouca
Série
CJBC/AVE/ARO/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais
Processo
CJBC/AVE/ARO/ADMIN/050
Pedido de entrega de bens na freguesia de Rossas
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/AVE/ARO/ADMIN/050
Título
Pedido de entrega de bens na freguesia de Rossas
Data produção inicial
1940-10-02
Data produção final
1967-07-15
Dimensão
Cx. 770
Assunto
Pedido de entrega de bens, ao abrigo do Decreto-lei n.º 30615, de 25 de Julho de 1940, solicitado pela fábrica da igreja e benefício paroquial da freguesia de Rossas, concelho de Arouca e distrito de Aveiro, à corporação encarregada do culto católico, nomeadamente a igreja paroquial de Nossa Senhora da Conceição; a Capela de Nossa Senhora do Campo; a Capela de Senhora do Rosário; a Capela da Senhora da Agonia, e Capela de São João, com seus adros, móveis, paramentos e alfaias, bem como uma leira de terra lavradia com árvores e água de rega junto ao cemitério e uma pequena casa ao nascente da igreja paroquial. Verificou-se que os referidos bens já tinham sido entregues, em uso e administração à corporação encarregada do culto católico em cumprimento da portaria n.º 6521, de 30 de Novembro de 1929, tendo-se lavrado o respectivo auto em 15 de Fevereiro de 1930, constando certidão do mesmo que detalhamente identifica todos os bens entregues. A um pedido da Câmara Municipal de Arouca de incorporação no cemitério de Rossas uma parcela de terreno que pertencera ao antigo passal, foi deliberado indeferir dado o referido terreno ser propriedade da Igreja.
Relações
Veja-se também o processo PT/ACMF/CJBC/AVE/ARO/ADMIN/022.
Código antigo
Proc. 27, L 44, V. 18401; Proc. 3C/AD/3
Cópias Digitais ou Digitalizadas
Recurso 287348/0
Arquivo Digital do Ministério das Finanças