|
clique na miniatura para ver as imagens
|
Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção
CJBC/LIS
Lisboa
SubSecção
CJBC/LIS/ARR
Arruda dos Vinhos
Série
CJBC/LIS/ARR/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais
Processo
CJBC/LIS/ARR/ADMIN/013
Pedido de objectos da igreja de Santiago dos Velhos para o Museu Nacional de Arte Antiga
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/LIS/ARR/ADMIN/013
Título
Pedido de objectos da igreja de Santiago dos Velhos para o Museu Nacional de Arte Antiga
Data produção inicial
1915-04-27
Data produção final
1920-09-16
Dimensão
Cx. 118
Assunto
Pedido de incorporação no Museu Nacional de Arte Antiga de dois objectos existentes na igreja de Santiago dos Velhos, do concelho de Arruda dos Vinhos, distrito de Lisboa, a saber: um cálice de prata dourada com sua patena do século XV e uma cruz processional de prata dourada do século XVI. Estes objectos ficaram numa Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental que teve lugar no Museu Nacional de Arte Antiga em 1882. Contém ofícios provenientes do director do Museu Nacional de Arte Antiga, Dr. José de Figueiredo, reclamando pelo facto de se ter deslocado ao local, aproveitando uma ida a Bucelas, e não ter conseguido ver os referidos objectos "porque os seus depositários, depois de me darem indicações falsas sobre o seu paradeiro, obrigando-me a andar a bater às portas de todas as casas, acabaram por negar que os tivessem!", assim como propostas de substituição dos referidos objectos, tendo em consideração que o administrador do concelho os considerou como indispensáveis ao culto. Inclui listagem com referência aos ofícios provenientes do Museu Nacional de Arte Antiga solicitando a incorporação de diversos objectos considerados com valor artístico nos concelhos de Borba, Arruda dos Vinhos, Vila Franca de Xira e provenientes do Convento dos Candeeiros.
Código antigo
Proc. 3269, L. 9, Fl. 255
Cópias Digitais ou Digitalizadas
Recurso 141312/0
Arquivo Digital do Ministério das Finanças