Estrutura Hierárquica do Processo

Fundo
DGFP
Direcção-Geral da Fazenda Pública

SubFundo
DGFP/RT
Repartição do Tesouro

Série
DGFP/RT/PES
Processos especiais

Processo
DGFP/RT/PES/1034
Pedido da Casa da Moeda para compra de 39 toneladas de prata, para amoedação


Ficha de descrição arquivística

Código de referência
PT/ACMF/DGFP/RT/PES/1034

Título
Pedido da Casa da Moeda para compra de 39 toneladas de prata, para amoedação

Data produção inicial
1941-08-12

Data produção final
1942-05-07

Dimensão
Caixa 1389; 1 capilha com 3 subcapilhsa (n.º 1 a 3), contendo um total de várias dezenas de folhas.

Assunto
O processo refere-se a um pedido da Casa da Moeda para compra de 39 toneladas de prata fina para amoedação, dirigido à Direcção-Geral da Fazenda Pública, e às diligências feitas por esta entidade para satisfazer esse pedido. Para fazer o pagamento da prata ao "The Chase National Bank of the City of New York", a Direcção-Geral da Fazenda obteve do Banco de Portugal, através de uma operação de "report", o adiantamento das divisas necessárias, operação essa que foi prorrogada várias vezes devido à demora na emissão do "navicert" por parte do governo inglês (autorização que permitia o trânsito de um navio de um país neutral). Como o fornecimento não tivesse sido ultimado até finais de Novembro de 1941, resolveu a Direcção-Geral da Fazenda Pública alterar a operação de "report" com vista à aquisição de uma nova quantidade de prata (20 toneladas), para o embarque das quais fora entretanto concedido o indispensável "navicert". Tal alteração foi revertida cerca de um mês depois, quando a Direcção-Geral da Fazenda Pública optou por comprar 40 toneladas de prata ao mesmo intermediário, quantidade a ser fornecida em vários carregamentos, para cujo embarque reclamava ter obtido igualmente o "navicert". De resto, as próprias vicissitudes do mercado da prata à época, que implicavam alterações por vezes imprevistas na disponibilidade desse metal, terão levado - pela análise de processos relacionados com este, que versam sobre a aquisição e transporte de remessas de prata - a que, das 40 toneladas por último pretendidas, se tenham fornecido, na realidade, 39 toneladas. Apesar de, na capilha do processo, se referir a compra de prata ao governo espanhol, existe apenas um documento manuscrito onde se aflora uma deslocação a Espanha. O processo inclui ofícios; correspondência com várias entidades; autorização de despesa para compra das 39 toneladas de prata; informações da Direcção-Geral da Fazenda Pública; recorte de imprensa sobre a aquisição de prata para cunhagem de moeda; etc.

Relações
PT/ACMF/DGFP/RT/PES/1029; PT/ACMF/DGFP/RT/PES/1030; PT/ACMF/DGFP/RT/PES/1031; PT/ACMF/DGFP/RT/PES/1032; PT/ACMF/DGFP/RT/PES/1033 e PT/ACMF/DGFP/RT/PES/1036

Nota
A capilha e subcapilhas têm os seguintes títulos: "Compra de 40 toneladas de prata fina para a Casa da Moeda, por intermédio do The Chase National Bank of the City of New York; Compra de prata ao Governo Espanhol"; "Aquisição de 39 toneladas de prata, com destino à Casa da Moeda; 14 de Agosto a 3 de Outubro de 1941"; "Aquisição de 39 toneladas de prata, com destino à Casa da Moeda; 6 de Outubro a 6 de Novembro de 1941"; "Aquisição de 39 toneladas de prata, com destino à Casa da Moeda; 26 de Novembro de 1941 a 9 de Janeiro de 1942"

Código antigo
Proc.º 5863; Livro n.º 111; Proc.º 160; Livro n.º 112




ver XML no esquema nativo SGMF
ver XML no esquema OAI_DC
ver XML no esquema EAD