|
clique na miniatura para ver as imagens
|
Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção
CJBC/LEI
Leiria
SubSecção
CJBC/LEI/BAT
Batalha
Série
CJBC/LEI/BAT/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais
Processo
CJBC/LEI/BAT/ADMIN/011
Pedido de entrega de bens na freguesia da Batalha
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/LEI/BAT/ADMIN/011
Título
Pedido de entrega de bens na freguesia da Batalha
Data produção inicial
1930-09-22
Data produção final
1932-12-08
Dimensão
Cx. 151
Assunto
Pedido de entrega de bens feita pela corporação encarregada do culto católico, ao abrigo do Decreto n.º 11887, de 6 de Julho de 1926, na freguesia e concelho da Batalha, distrito de Leiria, nomeadamente um conjunto de bens móveis no monumento da Batalha, discriminados pelos respectivos altares; uma igreja velha situada no centro da vila da Batalha; uma pequena capela da Senhora do Caminho; a Capela de Santo António situada no lugar de Robolaria; a Capela de São Bento, no lugar da Casa do Mato; a Capela do Senhor dos Aflitos no lugar da Golpilheira; a Capela de Nossa Senhora da Conceição no lugar das Brancas; a Capela de Santo Antão; a Capela de Nossa Senhora da Vitória com todas as suas dependências e objectos de culto devidamente identificados na listagem que acompanha o pedido, assim como capitais mutuados e o domínio directo de diversos foros. Do pedido consta que não são reclamados objectos de prata roubados após o arrolamento de 1911, pelo que a Comissão Central solicita ao administrador do concelho da Batalha investigação sobre o referido roubo, tendo-se apurado por declarações verbais que o roubo dos objectos da prata da igreja da vila, fora praticado na noite de 31 de Julho para 1 de Agosto de 1913, não se tendo então apurado a responsabilidade do mesmo.
Código antigo
Proc. 14753, L. 14, Fl. 453
Cópias Digitais ou Digitalizadas
Recurso 140204/0
Arquivo Digital do Ministério das Finanças