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Estrutura Hierárquica
do Processo
Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção
CJBC/LEI
Leiria
SubSecção
CJBC/LEI/ANS
Ansião
Série
CJBC/LEI/ANS/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais
Processo
CJBC/LEI/ANS/ADMIN/015
Entrega de bens na freguesia de Avelar
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/LEI/ANS/ADMIN/015
Título
Entrega de bens na freguesia de Avelar
Data produção inicial
1926-11-16
Data produção final
1941-11-18
Dimensão
Cx. 151
Assunto
Entrega de bens à corporação encarregada do culto católico, ao abrigo do Decreto n.º 11887, de 6 de Julho de 1926, na freguesia de Avelar, concelho de Ansião, distrito de Leiria, nomeadamente a Capela de Nossa Senhora da Guia que serve de igreja paroquial com a sua torre, sinos, sacristia e arrecadações anexas; as alfaias, paramentos, vasos sagrados e móveis constantes de inventário da Junta de Freguesia de Avelar e da Comissão Administrativa de Nossa Senhora da Guia; todos os cofres e caixas; todas as jóias e adornos das imagens; a casa de Nossa Senhora da Guia, como residência paroquial, com suas dependências, logradouro e jardim; a Capela de São Roque, da Rapoula e a Capela de Santo Amaro da Rascóia com imagens e objectos de culto; o terreiro de Nossa Senhora da Guia, com coreto, alpendres e barracas; o adro da igreja velha, no Pelourinho e as oliveiras do Santíssimo dispersas pela freguesia, de acordo com o auto de entrega lavrado a 7 de Abril de 1936. Inclui ainda um processo judicial contra José Augusto Medeiros e mulher, Palmira de Figueiredo Medeiros, proprietários de um prédio urbano na qual fizeram uma varanda, que excedeu os limites do seu prédio e abriu janelas sobre uns alpendres de Nossa Senhora da Guia. Contém fotografias a preto e branco do referido alpendre.
Código antigo
Proc. 12483, L. 13, Fl. 498; Proc. 12483, L. 16, Fl. 89
Cópias Digitais ou Digitalizadas
Recurso 140151/0
Arquivo Digital do Ministério das Finanças