|
clique na miniatura para ver as imagens
|
Estrutura Hierárquica
do Documento
Fundo
CJBC
Comissão Jurisdicional dos Bens Cultuais
Secção
CJBC/VIS
Viseu
SubSecção
CJBC/VIS/VIS
Viseu
Série
CJBC/VIS/VIS/ADMIN
Administração dos Bens Cultuais
Documento Simples
CJBC/VIS/VIS/ADMIN/053
Cedência de objectos de valor artístico ao Museu Grão Vasco
Ficha de descrição arquivística
Código de referência
PT/ACMF/CJBC/VIS/VIS/ADMIN/053
Título
Cedência de objectos de valor artístico ao Museu Grão Vasco
Data produção inicial
1920-07-21
Data produção final
1924-06-28
Dimensão
Cx. 310
Assunto
Cedência, a título de depósito, ao Museu Grão Vasco, de Viseu, de um conjunto de objectos de considerado valor artístico existente em igrejas do distrito de Viseu detalhadamente identificados. Embora as juntas de freguesia respectivas tenham fornecido informações desfavoráveis, a Comissão Central de Execução da Lei da Separação deliberou mandar entregar os objectos ao Museu Grão Vasco “porque os interesses da instrução não podem estar sujeitos aos caprichos irreflectidos dos que não compreendem o alto intuito educativo dos museus” Ainda na sua resolução, a Comissão Central apela a que os administrados dos concelhos onde existiam esses objectos, convencessem os seus detentores “da conveniência que há em se depositarem no Museu, onde serão restaurados e expostos e onde podem ser estudados e apreciados por todos os que se interessam pelas questões de Arte e Arqueologia”.
Código antigo
Proc. 7042, L. 11, Fl. 210
Cópias Digitais ou Digitalizadas
Recurso 153034/0
Arquivo Digital do Ministério das Finanças